segunda-feira, 26 de abril de 2010

Book Trailers como divulgação

Vivemos em uma epoca, que para muitos é privilegiada( escritores) acredito que hoje é mais facil ser um escritor. Existem varios meios, não somente o tradicional impresso de antigamente, hoje podemos dizer que um pc e uma conexão com a internet faz de todos um escritor em potencial. A revolução que os blog's causaram, trouxe para nós escritores um mar vasto em oprotunidades, e a principal delas é a publicação!
Para aqueles que buscam ser publicados a internet é sem duvida o melhor ponto de partida. Pensando nisso, procurei na net varios escritores e seus blog's(sites), e uma coisa que me chamou a atenção é os book's trailers.

Book trailer, what'a hell is that?
Book trailers, como o proprio nome sugere é uma previa do livro que será lançado, ou precisamente um trailer do livro. O mais interessante do Book Trailer é a sua imensidade de possibilidade. Diferente de um filme , onde o trailer é montado sobre uma serie de cenas que buscam deixar o telespectador instigado, o Book trailer utiliza a ferramenta "criatividade" para conseguir o mesmo efeito de um tailer de filme.
Quanto mais criativo o book trailer, melhor é!
existe diferentes Book trailer por ai. As vezes nem sempre a criatividade ajuda, como é o caso do book trailer do livro gracelling. Temos uns que são bem objetivos, o caso da A essencia do dragão.
A maioria dos book trailer por ai, são um remendo de filmes e imagens tiradas na internet. Não que isso seja ruim, afinal as vezes temos ideias mirabolante e não temos condiçoes de realiza-las , então a opção por fazer a colcha de retalhos é a mais viavel. É compreensivel o uso dos remendos, mas por se tratar de uma ferramenta fundamental na divulgação do livro, pode não ser tão util ! É a mesma coisa que muitos trailers fake por ai.Se o autor não teve o capricho de dedicar tempo ao seu book trailer quem garante que a sua obra tambem não é uma colcha de retalhos?
O que eu quero dizer é, um Book Trailer tem de receber a mesma atenção que a obra precisa para ser escrita. Um Book trailer que mesmo sendo um remendo, é totalmente compriensivel é o do A Aura de Asiris, pois as imagens reaproveitadas não são usadas como cenas do livro e sim como uma nobre e honrada citação! Mas não posso dizer o mesmo de O senhor da almas.

Estava caroçando pela net e vi varios book's trailers, poucos me chamaram a atenção um deles é o do segundo livro da serie Grinmelken, O Senhor das Sombras . um trabalho bem feito! Outro book trailer nacional muito bom é o do Necropolis, e vejam tambem o book trailer do livro Leviathan, de qualidade incomparavel.
Assim como o livro um book trailer de verdade mereçe receber atenção, pois como é uma peça indispensavel para a divulgação de um livro, no minimo a qualidade tem de ser mais que razuavel.

Grinmelken!
Necropolis!
Leviathan!
Gracelling!
Aura de Asiris!
Senhor das almas!
Dragões de éter!
A essencia do Dragão!


- Fica aqui a minha sugestão- Escritores, vamos parar de fazer Book Trailer meia boca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário